Congelando verduras e legumes

Congelando verduras e legumes

30 de abril / 2019
por A Casa com vida

Deixe que digam, que pensem, que falem… saber aproveitar os benefícios do congelamento de alimentos é uma das melhores coisas que você pode fazer para manter sua rotina de alimentação!

Alguns dizem que comida congelada é sinônimo de comida sem afeto. Mas, será mesmo? Claro que ter alimentos frescos em todas as refeições é o ideal, mas nem sempre é possível. Ter opções congeladas ajuda a evitar o desperdício de alimentos e a ter comida caseira no prato todos os dias (mesmo nos mais corridos) e isso é ou não é afeto?

Sim, existe perda de nutrientes e ela fica em torno de 10% a 15%. Mas, se não dá para cozinhar diariamente, acreditamos que vale à pena abrir mão dessa quantidade de vitaminas para ganhar os benefícios que falamos acima. E, principalmente, pra evitar aquela tentação de comer processados ou pedir comida fora, que mal sabemos como é preparada.

Para não alterar o sabor e na textura dos alimentos, a questão é que colocar tudo no freezer de qualquer jeito. Existem regrinhas que fazem toda a diferença na hora de congelar e descongelar diferentes alimentos Com elas, já dá para fazer um bom proveito do congelador.

Hoje a nossa dica vai para legumes e verduras.

• Os vegetais, em geral, pedem um cuidado extra, chamado de branqueamento. Não é nada de outro mundo: é só lavar, picar, escaldar em fervura por 2 a 3 minutos, passar na água gelada e secar bem antes do congelamento.

Uma dica para preservar a cor original dos legumes é acrescentar, na água da fervura, uma pitada de sal se eles forem verdes ou amarelos, ou uma colherinha de vinagre se forem brancos ou vermelhos.

Como a lista dos vegetais que precisam passar pelo branqueamento é imensa – incluindo abobrinha, beterraba, batata, berinjela, brócolis, espinafre… –, fica mais fácil listar aqui aqueles que não precisam: couve, pimentão, ervilha e mandioca.

• Alguns itens ficam com a textura tão diferente da original depois de descongelados que realmente não vale a pena. É o caso da batata cozida e e vegetais que se deseja consumir in natura (isso vale para frutas, salada etc.).

• O ideal é consumir o alimento até 24 horas depois do descongelá-lo, portanto, congele sempre em porções pequenas.

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